quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Última rodada dos Encontros da Tradição Oral acontecerá nesta sexta em Ilhéus


É fortalecendo as ações do Mês da Consciência Negra que a Organização Gongombira de Cultura e Cidadania realizará a 8ª, e última, rodada dos Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo. Comemorando o desfecho dos encontros, Mãe Ilza Mukalê, a anfitriã do evento, convida Mestre Jorge Rasta e o Profº Dr. Milton Araújo Moura para falar sobre o tema: “Matriz Africana: Ancestralidades, tendências socioculturais e políticas de cor”. E, para abrilhantar ainda mais a noite de celebração, haverá a participação do grupo ilheense de samba de roda Samba de Treita.O convidado Mestre Jorge Rasta é militante do movimento negro com vasto histórico de formação artística e política. Ele fundou a Casa do Boneco de Itacaré que, desde 1988, trabalha com a população afro indígena, aliando identidade cultural à inclusão socioeconômica sob a égide da educação e cultura popular para capacitações profissionalizantes. Já o convidado Profº Milton de Araújo Moura é Doutor em Comunicação e professor da UFBA do curso de História e Sociologia. Desenvolveu projetos culturais com vários artistas baianos, além de ter elaborado uma pesquisa com produção documental sobre os caboclos de Itaparica. Também foi um dos organizadores do livro A Larga Barra da Baía: essa província no contexto do mundo, em que aborda a diversidade cultural relacionada à região da Baía de Todos os Santos.
O evento acontecerá no dia 21 de novembro (sexta-feira) no Terreiro Matamba Tombenci Neto, no Alto da Conquista, e começa às 18 horas.
Os Encontros da Tradição Oral, que tem acontecido todas as noites de sexta entre os meses de outubro e novembro, fazem parte do projeto Mãe Ilza Mukalê II: Música, Identidade e Memória (MIM II) selecionado no edital “Formação e Qualificação em Cultura” da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O MIM II também conta com o apoio da UESC, do Teatro Popular de Ilhéus, da UNIRIO e do Bloco Afrocultural Dilazenze.


Serviço
8ª rodada dos Encontros da Tradição Oral
 
com Mãe Ilza Mukalê, Mestre Jorge Rasta, Profº Dr. Milton Araújo Moura, Mãe Gessy e o Grupo Samba de Treita
Data: dia 21 de Novembro (sexta-feira)
Horário: às 18 horas
Local: Terreiro Matamba Tombenci Neto
Av. Brasil, 595, Alto da Conquista – Ilhéus
Contato:
 maeilzamukale@gmail.com
Aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário