sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Projeto? Dia do Samba? realiza cinco horas de música para o Ilheense

por Secom
27/11/2014 16:54
O projeto Dia do Samba ocorre na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, na Praça Pedro Mattos em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus a partir das 16 horas. O projeto tem o intuito de manter viva a tradição do samba no município e estimular os grupos de sambistas que precisam de apoio e visibilidade. Serão cinco grupos musicais, que irão se revezar no palco, tocando o puro e tradicional samba brasileiro. Os grupos “Samba Lait”, “Samba de Treita”, “Mania de Pagode” e “Samba Comigo Ninguém Pode” já estão confirmados no evento. O projeto irá realizar cinco horas de música para toda a comunidade e visitantes de Ilhéus. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult) e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
Conforme ressalta o titular da Secult e interino da Setur, Paulo Atto, Ilhéus sempre teve uma grande tradição no samba, no passado grandes escolas como a Verde e Branco do Malhado, a Vermelho e Branco do Outeiro, a Vila Isabel da Conquista, entre outras, faziam a festa nos antigos carnavais. Os terreiros de candomblé, até os dias de hoje mantém a tradição do samba de roda, sem falar dos clubes de samba, que ainda existem três em funcionamento na cidade.
Samba -O samba é um gênero musical brasileiro, que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, e é considerado uma das principais manifestações culturais populares do país. Dentre suas características originais, possui dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano.   
Apesar de ser um gênero musical resultante das estruturas musicais européias e africanas, foi com os símbolos da cultura negra que o samba se disseminou pelo território nacional. Embora houvesse variadas formas de samba no Brasil (não apenas na Bahia, como também no Maranhão, em Minas Gerais, em Pernambuco e em São Paulo), sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário