quarta-feira, 10 de maio de 2017

Memorial Unzó Tombenci Neto com programação especial para a 15ª Semana Nacional de Museus

                                            Foto:Memorial Unzó Tombenci Neto

O Memorial Unzó Tombenci Neto, localizado na Av. Brasil, 485 Alto da Conquista, integra a 15ª Semana Nacional de Museus, que ocorrerá de 15 a 19 de maio, com visitas guiadas das 9h às 12 e das 14h às 17h. A programação também contará com rodas de conversas com Mãe Ilza Mukalê, matriarca do Terreiro Matamba Tombenci Neto, e exibição de filmes.
Inaugurado em 2006, o Memorial Unzó Tombenci Neto foi o primeiro de matriz africana do Sul da Bahia. Possui um acervo de fotografias, documentos e objetos preservado, que conta a história do centenário Terreiro de Candomblé Angola da Bahia, fundado em 1885.
A história do Terreiro Matamba Tombenci Neto teve início ainda no século XIX, mais precisamente no ano de 1885, quando Tiodolina Félix Rodrigues, a Nêngua de Inkice Iyá Tidú, fundou o Terreiro Aldeia de Angorô. Hoje, dirigido por Mameto Mukalê (Ilza Rodrigues), o Terreiro de Candomblé Angola da Bahia tem uma longa tradição na cidade de Ilhéus e caracteriza-se também por possuir uma intensa relação com a comunidade do Alto da Conquista. 
                         Foto: Visita de Estudantes ao Memorial Unzó Tombenci Neto

A 15ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Já a programação do Memorial Unzó Tombenci Neto integra o Programa de Educação Patrimonial do projeto Otambí, uma iniciativa da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Visitação gratuita de escolas

Diretores e professores de escolas públicas e/ou particulares, que queiram agendar uma visita gratuita, devem entrar em contato com Marinho Rodrigues nos números (73) 3633-3008 ou 98809-3958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário