segunda-feira, 23 de maio de 2016

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO FINAL DE SEMANA NO TERREIRO MATAMBA TOMBENCI NETO EM ILHÉUS.


O projeto Teatro no Terreiro abre inscrições para as oficinas “Vivência, Teatro e Tradição Oral” com Rafael Morais e “Iniciação à Produção Teatral” com Elson Rosário a serem realizadas no Terreiro Matamba Tombenci Neto, no Alto da Conquista, no próximo sábado e domingo, dias 28 e 29. As inscrições devem ser feitas mediante o preenchimento de formulário no seguinte endereço: http://teatronoterreiro.blogspot.com.br/.
As 20 vagas gratuitas disponíveis por oficina são destinadas ao público-alvo constituído pela comunidade dos terreiros, estudantes, atores, professores e demais interessados. Os resultados das oficinas serão apresentados pelos alunos no evento Mostra de Histórias Griô, que acontece no final da programação do projeto, em cada terreiro.

A Oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral, acontecerá no sábado (28), das 9 às 17h e será ministrada pelo ator, diretor, professor e mestre em artes cênicas, Rafael Morais, cuja metodologia busca a maneira e os caminhos próprios de cada participante diante do desafio de criar, narrar e encenar histórias, com uso de atividades coletivas e individuais, como jogos, histórias, memórias e cantigas populares, sempre de forma prazerosa, com muita simplicidade, delicadeza, encantamento e alegria. 

Já a Oficina de Iniciação à Produção Teatral, acontecerá no domingo, dia 29, das 13 às 17h. Ministrada pelo ator, diretor, produtor e especialista em Gestão Cultural, Elson Rosário, serão apresentados conceitos, instrumentos e técnicas básicas de produção teatral para criação e viabilização de planos de ação voltados para a realização de espetáculos teatrais, tendo o objetivo de contribuir para a formação inicial de novos produtores teatrais em âmbito local.

O projeto TEATRO NO TERREIRO é uma realização do produtor e gestor cultural Elson Rosário em parceria com o grupo Teatro Griô e com a produtora executiva Nelma Belchote fazendo parte do edital Agitação Cultural – Dinamização em Espaços Culturais da Bahia tendo apoio financeiro do CCPI (Centro de Cultura Populares e Identitárias), Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia. Tem o apoio institucional do IRDEB, TVE-Bahia, Rádio Educadora FM, Celeiro Cultural, Finisher Studio, Uchoa’s Produções, Pizzaria Vila Rústica e Ilhéus Praia Hotel




O projeto TEATRO NO TERREIRO, no dia 28/05, às 19 h apresenta no Terreiro Matamba Tombeci Neto, em Ilhéus, o espetáculo “NA TEIA DE ANANSE – TRAMA DA PALAVRA”, com a atriz Tânia Soares, baseado em contos e mitos de matriz africana, que revela a magia de um tecido narrativo inspirado nos narradores africanos – griots. A tessitura desta teia apresenta um panorama de conexões entre os narradores tradicionais africanos e o fio de narrativas que desvenda poeticamente o percurso de um uso exclusivamente religioso, até a sua popularização como histórias dos mais velhos. Uma contextura cênica que interliga as dualidades e mistérios dos griots aos ardis do legendário Ananse – a aranha mítica, do povo africano axante, que ensinou aos homens a arte de tecer e contar histórias. Tem autoria e direção de Rafael Morais, cenário e figurinos de Gilson Rodrigues, Luz de Eduardo Tudella e Direção Musical de Amadeu Alves. O espetáculo esteve em temporada em Salvador no Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro do ICBA, terreiros de candomblé e espaços culturais do Recôncavo da Bahia. Logo após o espetáculo inicia-se a “RODA DE CONVERSA GRIÔ” que proporcionará ao público momentos de reflexão sobre teatro, tradição oral e vivência cultural, com participação da ialorixá e atriz, Mãe Ilsa Mukalê, do produtor cultural Marinho Santos e dos diretores e mestres em Artes Cênicas, Rafael Morais e Tânia Soares, do grupo Teatro Griô.



“O CAÇADOR DE SONHOS”(Domingo dia29)


Continuando a programação do projeto TEATRO NO TERREIRO, dia 29 de maio, domingo, às 19 h, no Terreiro Matamba Tombeci Neto, em Ilhéus, será apresentado “O CAÇADOR DE SONHOS”, espetáculo inspirado nos Mitos dos Orixás, no qual o ator Rafael Morais vive um contador de histórias que faz uso de cantigas, orikis e mitos dos orixás, além de brincadeiras e memórias da própria vida contadas com técnicas de clown e improvisação teatral, alternando momentos de narrativa com dança, canto, interação com a plateia e interpretação de personagens que vão desde deuses do candomblé até gente simples do cotidiano. Texto e direção de Rafael Morais; coautoria de Vanda Machado; figurinos de Tânia Soares, elaborado com tecidos da grife étnica Didara By Goya Lopes; iluminação cênica construída por Fernanda Paquelet e direção musical de André Simões. Operação de Luz: Nando Zâmbia; Som: Maicon Alisson. Entrada Franca sujeita a lotação do espaço.

O projeto TEATRO NO TERREIRO é uma realização do produtor e gestor cultural Elson Rosário em parceria com o grupo Teatro Griô e com a produtora executiva Nelma Belchote fazendo parte do edital Agitação Cultural – Dinamização em Espaços Culturais da Bahia tendo apoio financeiro do CCPI (Centro de Cultura Populares e Identitárias), Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia. Tem o apoio institucional do IRDEB, TVE-Bahia, Rádio Educadora FM, Celeiro Cultural, Finisher Studio, Uchoa’s Produções, Pizzaria Vila Rústica e Ilhéus Praia Hotel. — com Rafael Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário