terça-feira, 30 de junho de 2015

Prefeito outorgou 11 Comendas do Mérito de São Jorge dos Ilhéus

por Secom
29/06/2015 15:29
Onze comendas foram outorgadas pelo prefeito Jabes Ribeiro durante o aniversário de Ilhéus.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, entregou, em cerimônia oficial que marcou o aniversário 481 anos de história da cidade, no domingo, 28, onze Comendas do Mérito de São Jorge dos Ilhéus a cidadãos que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. A solenidade, realizada no Auditório Jorge Amado do Centro de Convenções, foi prestigiada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, pelos deputados federais Davidson Magalhães, Cacá Leão e Mário Negromonte Jr., e o estadual Eduardo Sales, a prefeita de Barro Preto, Jaqueline Mota, a primeira-dama do município, Adryana Ribeiro, além de familiares e amigos dos agraciados e imprensa.
Receberam as comendas o vice-governador da Bahia, João Leão, o presidente da Alba, Marcelo Nilo, a candomblecista Mãe Ilza Rodrigues, o radialista Jorge Raposo, o historiador José Resende Mendonça, a militante cultural Lindaura Kruschewsky, a Presidente da Associação dos Diabéticos de Ilhéus (ADI) Célia Oliveira Cardoso, o jornalista e poeta João Hygino Filho, o professor Manoel Renato de Souza, o pastor Hildelfonso Trindade, e o funcionário público Antônio Carlos Conceição Cerqueira.
De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, a escolha dos novos comendadores se deu pelas contribuições destes para o desenvolvimento da cidade. “Não tivemos dúvida, ao escolhê-los, que essas onze personalidades se esforçaram e se esforçam para ver nossa cidade mais bonita, humana e mais justa”, declarou.
A escolha dos agraciados levou também em consideração a representatividade dos diversos setores da sociedade ilheense. O vice-governador João Leão afirmou que a honraria o deixa ainda mais apaixonado por Ilhéus. O radialista Jorge Raposo, que nasceu no Rio de Janeiro, mas escolheu a cidade para viver, se emocionou. “Moro aqui há décadas e vejo o meu trabalho, hoje, mais uma vez reconhecido pela nossa comunidade”, disse Raposo.
Biografia

João Felipe de Souza Leão - nasceu em 27 de fevereiro de 1946, em Recife, Pernambuco. Deputado Federal por cinco mandatos. Foi secretário de Infraestrutura do Estado, Chefe da Casa Civil de Salvador e Prefeito de Lauro de Freitas. Atualmente é o Vice-Governador e secretário de Planejamento da Bahia.
Marcelo Nilo - Nasceu em Antas, é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal da Bahia. Foi Presidente da Embasa. É Deputado Estadual por sete mandatos e Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia pelo quinto mandato consecutivo.
Lindaura Barreto Kruschewsky – Carioca, sempre gostou de trabalhar com causas sociais e culturais. Chegou a Ilhéus em 1963. Foi bailarina e atriz. Grande incentivadora das artes e da cultura, sendo administradora da Casa de Cultura Jorge Amado. Lindaura dedicou sua vida à promoção de eventos de arte e cultura.

Hilza Rodrigues Pereira dos Santos - Mãe Hilza Mukalê  é natural de Ilhéus, nascida em 13 de março de 1934. É Fundadora e conselheira espiritual do Grupo Cultural Dilazenze, fundadora dos Grupos Afro Axé Odara e Lê-guê depá, colaboradora do Projeto Social Batukerê. Representa a quarta geração da família Rodrigues na liderança do Terreiro Matamba, tendo herdado o trono de sua mãe Dona Roxa.


Célia Oliveira Cardoso - Conhecida com “Celinha da Diabetes”, é aposentada, nascida em Ilhéus, em 1964. É Presidente da Associação dos Diabéticos de Ilhéus – ADI, voluntária na Associação de Diabéticos de Itabuna, além de integrar o mutirão dos diabéticos, o encontro nacional de jovens e adultos com diabetes e a Sociedade Brasileira de Diabetes.
João Hygino Filho - É natural de Porto Seguro. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Ilhéus, em 1977. Jornalista,  Teólogo e poeta épico e parnasianista. Recentemente lançou o livro de poesias “Velas ao Vento”. É Vice-Presidente da Academia de Letras de Ilhéus onde ocupa a cadeira 01.
Manoel Renato de Souza - Nasceu em 05 de outubro de 1940, em Minas Gerais. Mora em Ilhéus desde 1964. Formou-se em Magistério pelo CEAMEV e é graduado em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia de Itabuna. Foi vereador do Município por dois mandatos. É incentivador do esporte e foi Presidente da Liga de Ilhéus. Atualmente é o Diretor do Colégio Impacto.

José Rezende Mendonça - Nasceu em Ilhéus, no bairro do Pontal. É técnico agrícola aposentado pela CEPLAC. Foi professor da UESC.  Trabalhou por 30 anos como foto-intérprete no mapeamento temático de solos, vegetação, uso da terra, hidrografia e relevo o que lhe rendeu o título de “Ceplaqueano Exemplar”. Publicou diversos livros, dentre eles “Pontal entre o Passado e Presente”.
Pastor Hildefonso Trindade - Nasceu em Itabuna no ano de 1925. É evangélico há 75 anos e pastor há 45. Foi Pastor por quatro vezes da Igreja Presbiteriana de Ilhéus. Se declara um “amante profundo da Cidade de Ilhéus”.

Jorge Raposo - Nasceu em Ilhéus em 03 de julho de 1941. Após sonhar durante toda a adolescência com a carreira radiofônica, iniciou sua trajetória profissional na Rádio Cultura de Ilhéus, depois nas Rádios Jornal e Bahiana. É casado e tem três filhos. A partir de 1965, atuou em emissoras do Rio de Janeiro. Trabalhou na divulgação de cantores famosos (Chico Silva, Peninha, Alcione, Erasmo Carlos, Jair Rodrigues, Zizi Posse e Sidney Magal), na Continental Disco, na RGE e na Polygram.
Antônio Carlos Conceição Cerqueira - Nasceu em Itabuna, em 1954. É casado e tem dois filhos. Doou ao Município o terreno onde foi construída a Escola Municipal Reis Cerqueira, nos Distrito de São José. Comprometido servidor público municipal desde 1983. É garçom do Gabinete do Prefeito e tem como hobby fotografar autoridades, artistas e famosos e visitam a sede da administração municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário