segunda-feira, 8 de junho de 2015

Fotógrafo Flávio Rebouças é selecionado para estudar na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba

Fotógrafo Flávio Rebouças é selecionado para estudar na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba
Imagem inline 1

Flávio Rebouças atua no cinema independente regional, cumprindo a função, principalmente, de diretor de fotografia. | Foto: Ana Sales
O fotógrafo e videomaker Flávio Rebouças foi selecionado para estudar em uma das mais importantes escolas de cinema do mundo, a Escola Internacional de Cinema e TV de Santo Antônio de los Baños – Cuba (EICTV). Flávio fará o curso regular de Fotografia, na turma de 2015-2018.
A escola oferece oito especializações: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias. Cada candidato podia optar por apenas uma destas especializações. A seleção no Brasil envolveu três etapas e foi realizada em cinco capitais, espalhadas pelas cinco regiões do país. As provas foram realizadas entre os dias 13 e 14 de março.
O material da avaliação, uma entrevista em vídeo e a documentação dos selecionados foram enviados para o Conselho Docente da EICTV fez a seleção final. Os nomes dos seis candidatos selecionados no Brasil foi anunciado na manhã do dessa quarta-feira (03/06), foram eles:
-Flávio Santana Bacelar Rebouças / BAna especialidade Fotografia.
-Everlane Moraes Santos / BA, na especialidade Documentário.
-Juliano Faustino Castro / SP, na especialidade Edição.
-Renan Freitas Braga / PRna especialidade Direção de Ficção.
-Ana Luisa Dias Teixeira / SPna especialidade TV e Novas Mídias.
-Bianca do Nascimento Martins / SPna especialidade Som.
As turmas são compostas de 40 estudantes dos cinco continentes, principalmente da América Latina e são oferecidas 5 vagas por área.
Flávio Rebouças é de Itacaré, no litoral sulbaiano, é graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), coordenador e um dos idealizadores do projeto Pirilampo – Experimentação em Audiovisual e do projeto Lampejo – Fotografia Imaginativa. Vencedor de dois prêmios de fotografia, um regional pelo Encontro Baiano dos Povos da Cabruca (2012) e um no Concurso Nacional Fotografe o Brasil (2013), promovido pela Canon e pela Istockphotos, no qual ganhou uma câmera modelo Canon EOS 7D.
Imagem inline 3

Flávio Rebouças no Museu da Imagem e Som/SP, na noite de premiação do Concurso Fotografe o Brasil | Foto: Divulgação
O itacareense é autor do ensaio fotográfico "Porto de Trás: imagens de um quilombo urbano", culminando na exposição homônima e também da exposição fotográfica "Curiar". Empenhado na realização Audiovisual ligada a movimentos sociais e comunidades tradicionais, como: quilombolas, população de terreiro, indígenas e periferia. Flávio atua no cinema independente regional, participando de produções de vídeos documentais e ficcionais cumprindo a função, principalmente, de diretor de fotografia. Também participou da produção de eventos relacionados a cinema e vídeo, como: a Mostra Sulamericana de Audiovisual - MUSA, Festival de Cinema Baiano – Feciba, Mostra Multicultural de Cinema de Itacaré - Mostra CINEMULTI, a Mostra de Vídeos Pirilampo e a Mostra Cine Clarão. Também ministra oficinas de ligadas à realização audiovisual, com destaque para fotografia e experimentação em vídeo.
Imagem inline 2

Flávio Rebouças com as crianças participantes das oficinas de fotografia do Projeto Lampejo- Fotografia Imaginativa | Foto: Andreza Mona
O curso durará 3 anos e a anuidade custa 5 mil euros. Na primeira matrícula, o estudante custeará uma parte deste valor e o Ministério da Cultura (MINC) custeará a outra parte. Nos dois anos seguintes o custo será pago integralmente pelo MINC. Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.
A EICTV, localizada em San Antonio de los Baños (Cuba), é considerado um dos melhores centros de formação audiovisual em todo o mundo. Foi fundada em 15 de dezembro de 1986, pela Fundação Novo Cinema Latino-Americano (FNCL). Seus fundadores foram o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, o poeta e realizador argentino Fernando Birri e o teórico e realizador cubano Julio García Espinosa, entre outros. Na época, a intenção foi criar uma escola que atendesse povos de língua latina, África a Ásia. Desde então, já formou milhares de estudantes e profissionais de mais de 50 países, que fizeram desta escola um espaço para a diversidade cultural de grande envergadura, hoje referência mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário