segunda-feira, 11 de maio de 2015

Começa Nesta Quinta – Feira (14) em Ilhéus o X Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e I Encontro Municipal de Mulheres do Axé de Ilhéus


De 14 a 16 de Maio acontecerá o X Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde com o tema “Cultura, Práticas de Cuidado e Políticas Públicas” e o I Encontro Municipal de Mulheres do Axé de Ilhéus no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O evento é promovido pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus da Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Saúde (Sesau), Ministério da Saúde e do Fundo de População das Nações Unidas.
O evento é resultado de articulações que começaram em 2013 através do programa Diálogos Culturais, que promoveu o contato direto da Secult com os diversos grupos e segmentos culturais da cidade, dentre eles as comunidades de terreiros e suas lideranças, verificando a necessidade de cada segmento. Desta forma, teve origem o projeto Terreiro Legal, realizado em 2014, que teve como objetivo dialogar com os líderes de terreiros de Ilhéus, valorizando as manifestações sócio-culturais das religiões afro-brasileiras e aspectos jurídicos e legais de suas atividades.
                            Makota Valdina do terreiro Angola Tanusi Junsara de Salvador
Neste Encontro Nacional haverá representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a líder religiosa Makota Valdina do terreiro Angola Tanusi Junsara de Salvador; Jurema Werneck, médica, pesquisadora e coordenadora da ONG Criola; Lúcia Xavier, assistente social e também coordenadora da ONG Criola e líderes de terreiros de todo o Brasil.
Para o seminário é aguardado um público de aproximadamente 300 pessoas para os três dias de evento. O encontro tem como objetivo dar visibilidade às informações sobre as políticas de promoção de equidade em saúde, além de dar continuidade e incentivar a população de terreiros para participar dos processos nas Conferências de Saúde e visibilizar as práticas de cuidados dos terreiros e seus aspectos culturais, suas conexões com o Sistema Único de Saúde e divulgar a Década Internacional dos Afrodescendentes.
Serão abordados ainda temas como intolerância religiosa no Brasil, o impacto do racismo na vida das pessoas, políticas públicas para as mulheres e as questões feministas dentro do terreiro. Para o coordenador da Renafro Nacional, Ogan Marmo, a importância do seminário está em que “a gestão pública possa valorizar e reconhecer os saberes dos terreiros do que se refere à promoção da saúde e das práticas de cuidado à saúde”. Para o Secretário de Cultura, Paulo Atto, com este evento “inserimos Ilhéus no panorama nacional das políticas públicas desenvolvidas para as religiões afro-brasileiras, reconhecendo sua importância histórica, cultural e social.”
                                                             Grupo Samba de Treita
O evento contará também com uma feira criativa aberta ao público, com venda de artigos produzidos em diversos terreiros. E terá ainda de atividades culturais, com apresentações com o grupo Samba de Treita, a Orquestra Gongombira e o Grupo de Capoeira de Liberdade, entre outras atrações.



Um comentário: