terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

O nosso convidado desta semana é Gabi Guedes, considerado hoje um dos mais importantes percussionistas da Bahia.

 


Nascido no Alto do Gantois, cresceu ao lado da Iyalorixá Mãe Menininha e desde muito cedo se viu envolvido pelo som dos atabaques, que chegavam aos seus ouvidos levados pelo vento.

Aos 10 anos de idade iniciou os seus estudos de percussão ao lado dos Alabês, Vadinho Boca de Ferramenta, Hélio, Ubaldo, Dudu, Erenilton, Edinho Carrapato, Geraldo Macaco, Gamo da Paz e tantos outros.
No Brasil, Gabi Guedes já tocou com músicos expressivos como Margareth Menezes, Lazzo, Gerônimo, Raimundo Sodré, Armandinho, Paulo Moura, Ricardo Chaves e Lourenço Rebetez.
Sua carreira no exterior iniciou-se em 1985 em Buenos Aires, ao lado de Margareth Menezes, Gerônimo e Orquestra Afro-Brasileira, fundada pela musicista e pesquisadora Emília Biancardi.
Em 1990 Gabi foi convidado por Jimmy Cliff para se tornar percussionista da Oneness Band, participando de festivais internacionais de reggae, ao lado de Burnning Spear, The Wailers Band, Melody Makers, Pato Banton, Majek Fashek; passando por países como os EUA, Alemanha, França, Japão, Hawai, Austrália, Suíça, Itália, Jamaica, Portugal e outros. Atualmente, Gabi Guedes é percussionista da Orkestra Rumpilezz e da banda Geléia Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário