quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Exibição gratuita de documentário e Roda de Conversa com Mestre Roxinho no Terreiro Matamba Tombenci Neto nesta quinta(23)



Nesta quinta-feira (23), será realizada uma exibição gratuita do documentário “Quem Realmente Somos”, do cineasta Paulo Alberton, no Terreiro Matamba Tombenci Neto, às 19 horas. A atividade é uma iniciativa da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania.
O documentário mostra a mudança de Mestre Roxinho para a Austrália em 2006 quando começa a ensinar capoeira angola a um grupo de jovens refugiados africanos numa escola pública em Sydney. O vice-diretor da escola resiste ao programa argumentando que a capoeira não ajuda os alunos a melhorarem seu comportamento ou suas notas. A psicóloga da escola, por outro lado, defende que a Capoeira ajuda os refugiados sem formação prévia a se integrar na Austrália.
O documentarista se envolve com esses alunos enquanto conduz oficinas de vídeo participativo e acompanha incríveis histórias de imigração e diáspora que se desenrolam por entre rabos de arraia e versos de rap. Paulo Alberton tem doutorado profissional em comunicação em artes pela Western Sydney University, e mestrado profissional em direção de documentários pela renomada Australian Film Television and Radio School (AFTRS), ambas na Austrália. Como parte do doutorado, produziu o documentário longa-metragem “Quem Realmente Somos”, que acompanha, durante sete anos, o assentamento de um grupo de 30 jovens refugiados africanos na Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário