terça-feira, 18 de agosto de 2015

INTERCÂMBIO CULTURAL – ILHÉUS, BOGOTÁ


CONVITE


A Rede Matamba Tombenci Neto e a Organização Gongombira, têm o prazer de convidar-lhe para participar do diálogo entre os membros da Rede Matamba e da Red de Ananse de Bogotá – Colômbia. Vai ser uma roda de conversa entre os membros do Terreiro Matamba, militantes do movimento negro de Ilhéus e pessoas interessadas.  
Data: 19 de Agosto de 2015(Quarta – Feira)
Local:Terreiro de Matamba Tombenci Neto
Horário: 19:00h
Certos de contarmos com vossa presença, desde já agradecemos e reiteramos protestos da mais alta estima e apreço.  

Cordialmente,
Gilmario Rodrigues Santos
Presidente da ONG. Gongombira

Breve descrição do grupo: Red de Ananse de Bogotá
As mulheres da Red de Ananse são docentes-ativistas-pesquisadoras e, além disso, são praticantes de religiões de matriz africana (especialmente afro-cubanas: Santería/Ocha, Ifá e Palo Monte). A Red de Ananse é uma organização que luta contra o racismo e a discriminação nas escolas da rede pública da cidade de Bogotá e em algumas universidades públicas formadoras de docentes e, na verdade, em qualquer espaço que elas participarem: na escola, no sindicato de docentes e em algumas instituições públicas, entre outros.

Elas vão participar num encontro que vai discutir a participação e representação da mulher negra nos espaços de poder. Esse encontro vai acontecer no prédio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Salvador. O grupo vai estar em Salvador de 16 a 25 de agosto participando em algumas reuniões e diálogos com organizações, pessoas, militantes do movimento negro da Bahia e com alguns praticantes de religiões de matriz africana em Salvador e em Ilhéus .

O grupo é formado por vários iniciados e alguns aleyos (não-iniciados, mas próximos da prática) e um muçulmano xiita afro-colombiano da região Pacífico colombiana e que também participa em algumas cerimônias espirituais na casa religiosa de Fanny Quiñones.
Entre os iniciados estão: Fanny Quiñones (Omo Ogum) com os seus dois filhos babalaôs, Mateo (Omo Elleguá e Awo Orunmilá) e Gustavo (Omo Ati Xangô/Aganjú e Awo Orunmilá). Ruby (Omo ni Xangô), irmã de Fanny, iniciada em Palo Monte ou Regla Conga e  Santería/Ocha e o filho Malkom (Tata). Por enquanto, somos dez pessoas.
A líder do grupo é Fanny Quiñones. Ela e a irmã, Ruby Quiñones, há várias décadas são reconhecidas ativistas do movimento social negro/afro-colombiano e do movimento pedagógico nacional da Colômbia. Atualmente, Fanny Quiñones também é responsável pela Direção de Assuntos Étnicos que faz parte da Secretaria de Governo da Prefeitura da cidade de Bogotá, capital da Colômbia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário