quinta-feira, 9 de abril de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS DE TEATRO GRATUITAS EM ILHÉUS



Acreditando no papel da arte enquanto produtora de subjetividade, de uma sensibilidade capaz de configurar novas formas de relação com o mundo, o projeto Teatro Cidadão entrelaça arte, educação e cidadania, numa proposta pedagógica que estimula o senso crítico e a capacidade criadora de crianças, jovens e adultos.
O projeto prevê a realização de oficinas teatrais com moradores das cidades de Belmonte e de Ilhéus, no sul da Bahia. Todo o processo terá três meses de duração e será dividido em três etapas. Na primeira, serão realizadas oficinas livres de teatro, cujo objetivo geral é desencadear um processo de sensibilização para a cena. Na segunda etapa, ocorrerá um processo de elaboração dramatúrgica colaborativa sobre temas relacionados às realidades e interesses dos participantes das oficinas. A terceira etapa se dará como uma mostra deste processo para a comunidade.
A direção artística deste projeto é assinada pelo diretor teatral e professor Cleber Braga, que há  anos vem desenvolvendo atividades relacionadas ao teatro comunitário em diferentes estados do país -  tais como  Paraná,  Rio de Janeiro, Piauí-, bem como em comunidades de imigrantes em países como Portugal e Espanha. 
Este projeto é apoiado através da 2a Chamada do edital Calendário das Artes 2014, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Parcerias
 São parceiros deste projeto a Escolinha Arco-Íris, em Belmonte, e a Rede Matamba Tombenci Neto, na cidade de Ilhéus. A Escolinha Arco-Íris é um projeto sócio-educativo, sem fins lucrativos, cuja metodologia integra a alfabetização, as artes, a conscientização ambiental e a evolução das crianças como seres humanos pacíficos, porém ativos, pensantes e felizes (maiores informações em: www.escolinhaarcoiris.wordpress.com).  Já a Rede Matamba Tombenci Neto realiza ações socioculturais e é composta pelas instituições, Ong.Gongombira , Terreiro Matamba Tombenci Neto, Dilazenze e Odara Roupas e Acessórios (maiores informações em http://matambatombencineto.blogspot.com.br/) .


Serviço:
Projeto Teatro Cidadão
Belmonte: oficinas em fevereiro, março e abril de 2015.
Maiores informações com Cleber Braga (73 - 9135 3365) ou com Fernanda Giannini (73 – 9110 7308).
Ilhéus: Oficinas em Março, abril e maio de 2015.

Maiores informações com Cleber Braga (73 - 9135 3365) ou com Odara  (73 – 8828 7141).

Nenhum comentário:

Postar um comentário