quarta-feira, 5 de março de 2014

Rede MatambaTombenci Neto Realiza Semana Mãe IlzaMukalê, em homenagem aos 80 anos da mãe do centenário Terreiro de MatambaTombeciNeto



A semana começa dia 8/ e vai até o dia 15 de março, com vários eventos comemorativos dos 80 anos de Mãe IlzaMukalê, uma das grandes sacerdotisas do candomblé Angola da Bahia.


Com o objetivo de celebrar os 80 anos de nascimento de Mãe IlzaMukalê,uma das grande sacerdotisas do candomblé Angola na Bahia, a Rede MatambaTombenci Neto realizará a Semana Mãe IlzaMukalê 80 anos de luta e resistência, do dia 8 ao dia 15 de março. Diversos eventos festivos acontecerão em vários pontos da cidade de Ilhéus. Eisa programação:

- Dia 08/03/2014 (Sábado), 9h.Dia Internacional da Mulher - Encontro Mulheres do Tempo (Mãe IlzaMukalê Homenageia Mulheres do Tempo) - Entrega do Troféu Mãe IlzaMukalê 80 anos de Luta e Resistência a 13 mulheres que receberão o troféu como reconhecimento de sua luta e contribuição para uma cidade mais justa e cidadã.Esse evento acontecerá Terreiro MatambaTombenci Neto, no Alto da Conquista.

Dia 10 de março (2ª Feira), 19h, na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus será aberta aExposição fotográfica Trajetória e Vida de Mãe IlzaMukalê.

Dia 13 de março,dia do aniversario de mãe Ilza - O dia começará com uma Alvorada, às 5h; às 7h, haverácelebração de missa em ação de graças,com felicitações a mãe IlzaMukalê, seguidas (às 8:00h, no salão principal do Terreiro MatambaTombenci Neto, no Alto da Conquista) de um café da manhã com a família, filhos-de-santo e amigos. Às 19h, no salão de festa do Abrigo São Vicente de Paula, na Avenida Paulista, no Alto da Conquista, mãe IlzaMukalê receberáconvidados de várias partes do Brasil para um jantar festivo com um show especial do Clube do Samba.

Dia 15 de março, às 20h, haverá o encerramento da semana Mãe IlzaMukalêcom uma Kizomba Black Afro Show em homenagem a mãe Ilza, com o grupo de samba de rodaSambadila, a Orquestra Gongombira de Percussão, e convidados, e com o tradicional Amalá de Nzazi(Xangô). Segundo Marinho Rodrigues, um dos organizadores da semana Mãe IlzaMukalê, durante todos os eventos comemorativos dos 80 anos de Mãe Ilzaparticiparão representantes dosmovimentos negros de Ilhéus e da Bahia, representantes religiosos da Bahia e do Brasil, pesquisadores, professores, estudantes, adeptos do Candomblé, autoridades, artistas e a comunidade em geral.

A semana Mãe IlzaMukalê conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus, da ONG Gongombira de Cultura e Cidadania, do Grupo Cultural Dilazenze, da Odara Modas e Acessórios e do Teatro Popular de Ilhéus.

Contatos: (73) 8809-3958 / (73) 8154-5402

matambatombencineto@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário