quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Livro relaciona candomblé, cultura e economia



O livro resulta da tese de doutorado do professor Flávio Gonçalves

"Economia e Cultura do Candomblé na Bahia: o comércio de objetos litúrgicos afro-brasileiros - 1850/1937". Eis o título do mais novo livro do professor e historiador Flávio Gonçalves dos Santos, que será lançado sexta-feira (21), a partir das 14 horas, no Terreiro Matamba Tombeci Neto, no bairro Conquista, em Ilhéus. A programação do lançamento inclui, ainda, caruru e show com a banda Manzuá.


Publicada pela Editus (Editora da Uesc), a obra é resultado da tese de doutorado do autor na área de História Econômica. Destaca, entre outros assuntos, os "aspectos culturais presentes nas trocas comerciais envolvendo produtos utilizados no culto aos orixás, realizadas entre Brasil e África".
O livro, que contém 321 páginas e prefácio da professora Lana Lage, mostra a importância do comércio de objetos litúrgicos no candomblé, cujas oferendas rituais exigem uma diversidade de produtos.

"A economia é analisada sob um prisma amplo, imbricada com a cultura, a religiosidade, as relações sociais e de poder. Além disso, faço um panorama do contexto histórico do comércio baiano desde o princípio do tráfico negreiro", resume o autor.

Conforme material divulgado pela Editus, Flávio aponta que no candomblé o exercício da devoção e da fé não é ligada ao desapego material. "Apoiando-se na mitologia, ele explica que a capacidade de empenhar somas consideráveis ao culto dos orixás é o que garante a manutenção do fluxo comercial e econômico da prática religiosa e do prestígio social do adepto".

O livro está disponível para compra na Livraria da Editus, localizada na Biblioteca Central da UESC. Pedidos também podem ser feitos pelo e-mail livraria@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240.

Esta e outras obras da Editora podem ser conferidas no site http://www.uesc.br/editora ou na página do Facebook "Editus - Editora da UESC".

Nenhum comentário:

Postar um comentário