segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

2014 - ANO DE CELEBRAÇÃO DOS 80 ANOS DE MÃE ILZA MUKALÊ


No ano de 2014, a comunidade do Terreiro de MatambaTombenci Neto vai celebrar os 80 anos de nascimento de uma das grandes sacerdotisas do candomblé da Bahia.
Os festejos vão começar no próximo sábado, dia 25 de Janeiro, às 21:00hs, na Av. Brasil, 485, no Bairro da Conquista, em Ilhéus, com a homenagem a Nkisi Matamba (Iansã), Nkissi de Mãe Ilza Mukalê.
Os festejos em homenagem a Mãe Ilza Mukalê se prolongarão até o final deste ano, com vários eventos diversificados, incluindo cerimônias religiosas e eventos culturais. O ponto alto das comemorações acontecerá entre os dias 08 e 15 de março.
Além de mãe-de-santo do Terreiro de MatambaTombenci Neto, Ilza Rodrigues Pereira dos Santos (Mãe Ilza Mukalê), natural de Ilhéus, é fundadora e conselheira espiritual do Grupo Cultural Dilazenze, fundadora dos grupos afro Axé Odara e Lê-guêDepá, colaboradora do projeto social Batukerê, fundadora da SACI (Sociedade Anônima e Cultural de Ilhéus) e presidente de honra da Associação Beneficente e Cultural do Terreiro de MatambaTombenci Neto.
Mãe Ilza, como é carinhosamente chamada, nasceu no dia 13 de março de 1934, filha de Valentin Afonso Pereira e de Izabel Rodrigues Pereira (Dona Roxa), e tem 14 filhos (10 homens e 4 mulheres), 32 netos , 17 bisnetos e 3 tataranetos. Mãe Ilza revolucionou o jeito de ser mãe de santo em Ilhéus, ao interagir com a comunidade, abrindo o terreiro para ensaios de blocos afro, afoxés, reuniões de moradores, festas comunitárias, realização de palestras e debates sobre diversos temas.
Mãe Ilza sempre brincou carnaval e participou de inúmeras peças teatrais, sob a direção de Pedro Matos, Luiz Carilo, Romualdo Lisboa e Mario Gusmão. Mãe Ilza está há mais de 40 anos à frente de um dos terreiros mais antigos da Bahia. Mãe Ilza é filha de Matamba (Iansã) e sua dijina é Mukalê. Seu título religioso é Nêngua de Nkisi(mãe-de-santo) e a nação à qual pertence é a de Angola. Tem 68 anos de feitura, pois realizou suas obrigações aos 12 anos de idade, em Salvador, com a Nêngua de Nkisi Kizunguirá (D. Massu).
O Terreiro MatambaTombenci Neto já está em sua quarta geração. O primeiro terreiro da família de Mãe Ilza, Aldeia de Angorô, foi fundado em 1885 por sua avó materna IyáTidú (Tiodolina Felix Rodrigues, cuja dijina era Condandá) que o dirigiu até 1914. Entre 1915 e 1941, Euzébio Felix Rodrigues (Tata de Nkisicuja dijina era Gombé), esteve na direção do terreiro por herança de sua mãe carnal Tiodolina. O terreiro passou assim a se chamar Roxo Mucumbo. Em 1942, assumiu a liderança do terreiro aquela que viria a ser a mais famosa mãe-de-santo de Ilhéus, Dona Roxa, ou Roxinha, como era carinhosamente chamada pelos amigos (Isabel Felix Rodrigues). MametoInkisiana, cuja dijina era Bandanelunga, herdou o trono de seu irmão Euzébio, passando o terreiro a se chamar Senhora Santana Tombenci Neto. Seu ministério durou até 1973, quando ele faleceu.
Mãe Ilza representa, pois, a quarta geração da família Rodrigues na liderança do terreiro. Assumiu o cargo em 1975 e o terreiro, com ela, passou a se chamar MatambaTombenci Neto. Mãe Ilza herdou o trono de sua Mãe Dona Roxa e o conduz até hoje com muita competência, garra, coragem e determinação. Até quando Zambi (Deus) e os Nkisis(orixás) permitirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário