quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO DE CAPOEIRISTAS EM ILHÉUS!


A Superintendência do Iphan na Bahia realizará em novembro o ciclo de seminários "Salve a Capoeira: Construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor da Capoeira na Bahia", tendo em vista que se trata de bem registrado como patrimônio cultural do Brasil desde 2008.

Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, o objetivo principal deste ciclo de seminários é articular os capoeiristas para que tenham protagonismo na formulação de políticas para a salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício de Mestre de Capoeira. Os objetivos específicos desta ação são:

Traçar diretrizes para o Plano de Salvaguarda da Capoeira na Bahia; 
Dar encaminhamento à formação do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia;
Discutir a regulamentação da profissão de capoeirista.
Tais seminários serão realizados em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus. 

Em Ilhéus o evento será realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, com data prevista para o dia 23 de novembro. Além da própria cidade de Ilhéus, deverão participar grupos dos seguintes municípios da região Sul e Baixo Sul: Itabuna, Valença, Ituberá, Camamu, Ipiaú, Ubaitaba, Itacaré, Camacan, Una, Cairu, Taperoá, Gandu e Canavieiras.

 Em Ilhéus as inscrições para o encontro estão sendo feitas na Secretaria de Cultura de Ilhéus com Marinho Rodrigues Coordenado do Memorial de Cultura Negra de Ilhéus na Secretária de Cultura, Casa de Cultura Jorge Amado, Rua Jorge Amado, Centro; das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h.

A programação provisória do evento é a que segue:

08 h. Cadastramento e distribuição de material
09h. Mesa de abertura com mestres e representantes de órgãos públicos que executam políticas relacionadas à capoeira (Iphan; FCP, CCPI/Secult/BA; SETUR/BA; IPAC; Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus)
09:30h. Apresentação das diretrizes para formação de Conselho Gestor da Salvaguarda e de Planos de Salvaguarda de Bens Registrados; Apresentação da síntese das discussões realizadas nos Seminários Pró-Capoeira e proposição dos temas para discussão nos grupos de trabalho;
10:30. Intervalo/café.
11 hs. Início das discussões dos GTs
12:30. Almoço
13:30. Continuação das discussões dos GTs
15:30. Intervalo/café
16 h. Assembléia final: apresentação e votação das diretrizes elaboradas pelos GTs; indicação de composição do Conselho Gestor.
18 hs. Encerramento/ roda de capoeira


Maiores Informações:
Marinho Rodrigues
 Coordenado do Memorial de Cultura Negra de Ilhéus -  Secretária de Cultura de Ilhéus.
(73) 8809-3958 – 8154-5402



Nenhum comentário:

Postar um comentário