segunda-feira, 9 de setembro de 2013

RENAFRO NÚCLEO ILHÉUS REALIZOU NO DOMINGO DIA 08 O SEU PRIMEIRO ENCONTRO TERRITORIAL COM OS TERREIROS DO BAIRRO DO TEOTONIO VILELLA NA ZONA OESTE DA CIDADE!




A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - RENAFRO NÚCLEO DE ILHÉUS realizou no domingo dia (08) de Setembro no bairro do Teotônio Vilella na zona  oeste da cidade seu primeiro encontro territorial com as com as lideranças de terreiros do bairro. O encontro foi realizado no terreiro Xaomim do Tata Val e contou com representantes de varias casa de axé do Vilella. Os participantes foram recebidos com um belíssimo café da manha, oferecido pelo Tata Val o qual desde já agradecemos em nome da RENAFRO NÚCLEO DE ILHÉUS pela acolhida nossa e pela mobilização dos terreiros na zona oeste da cidade.  




O encontro foi aberto pelo Tata Luandenkossi (Marinho Rodrigues) do Terreiro de Matamba Tombenci Neto  que falou sobre a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - RENAFRO NÚCLEO DE ILHÉUS,  chamado atenção dos presentes para a importância deste núcleo como uma ferramenta  que os terreiros podem esta usando para fomenta mais ainda a saúde nos espações dos terreiros. Já o Tata Yakatamba (Gilmar) Falou da importância de os terreiros de ilhéus criar uma associação ou um conselho que os representes nas esferas municipal, estadual e federal. Falou também sobre o encontro municipal da Renafro Ilhéus, que esta sendo construído para o mês de outubro dia 19 em local ainda a ser definido. Makota  Silvandira Caldeira ,chamou a atenção de todos para a participação dos representantes dos terreiros nos encontros já programados para o dia 16 de setembro no Terreiro Matamba no alto da conquista e para o  encontro municipal da Renafro no dia 19 de outubro. Temos que participar, mostrar força, só é lembrado quem e visto. Nós precisamos dar visibilidade as ações que nossos terreiros vem fazendo em nossa cidade. Concluiu Makota Silvandira. O Tata Xaomim(Val) colocou muito bem sobre a importância de temos representantes na politica que seja do axé, que tenham compromisso com a nossa religião. Precisamos de representatividade na câmara de vereadores, na prefeitura ,nas câmaras de deputados estadual e federal. O Tata Valério falou das lutas que há muito tempo os terreiros vem  tendo em ilhéus para se organizar, precisamos nos desvesti das vaidades para construí juntos nossa força, há anos   que estamos nessa luta, em  busca de politicas publicas que possa comtempla os terreiros de ilhéus. Mas só vamos conseguir quando nos unir.




O próximo encontro territorial já está agendado para o dia 22 de Setembro no Terreiro de Luando, na Zona Sul de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário