quarta-feira, 12 de junho de 2013

Perseguição Religiosa Em Ilhéus Contra Pai de Santo!



Hoje pela manhã, às 10:00hrs, compareci ao forúm de ilhéus, para uma audiência de conciliação, onde recebi a proposta de um promotor publico na qual uma forma de condenação seria, que eu me dispusesse a prestar serviços públicos, varrer as ruas da cidade durante 8 meses, sobre qual acusação?

Perturbação pública... E aonde eu lhes pergunto, meus amigos e irmãos de axé, desde quando, ascender velas para nossos Deuses, incensar o interior de nossas casas, cantarem louvor aos nossos Orixás, é perturbação pública? Se nós temos nossos instrumentos como Adjás, atabaques e etc... os evangélicos também tem os seus como microfone, baterias e etc...porquê o incenso da igreja católica não poluem o meio ambiente o nosso polui? Prquê pode se abrir uma igreja em qualquer lugar da cidade, como existem várias no bairro Hernani Sá, e casa de Axé não? Porque nas granjas podem se sacrificar galinha, e comercializar normamelmente, e no candomblé é visto na justiça como arte satânica, perversidade, porque os evangelicos podem fazer seus cultos no meio da rua e nós temos que nos esconder, eu tenho 35 anos de idade, sou um cidadão, que pago e cumpro com todos os meus deveres com a sociedade, procuro preservar a minha imagem, pois já tenho meus seguidores dentro do Axé, graças a Olorum me considero uma pessoa digna e respeitada, pelo meu comportamento, entre meus irmão candomblecistas e perante a sociedade, e pergunto a vocês meus irmãos!
Aonde está os orgãos que nos protege? Porque invés de guerriar-mos e criticar uns aos outros, não nos unirmos para defender nossa causa, já pensou se isso virar moda, e todo os evangélicos achar no poder de nos processar?
Imaginem meus irmãos, todas as Yalorixás e Babalorixás, varrendo as ruas de Ilhéus, como punição por cultuar nossos ancestrais, será que esse é o desejo de nossos orixás, nos humilhar públicamente? Aonde está nossos valores.
Não estou no candomblé por um simples capricho, estou sim por acreditar e ter fé nos meus ancestrais, nos orixás nascidos na África e protetores de nossa terra abençoada, creio acima de tudo na justiça, mais não na justiça humana, mais sim na justiça de Olorum e os Orixás, tenho fé em Xangô que é cultuado na minha casa com todo respeito e acredito nos meusamigos e irmão de Axé, qu etenho certeza que não iram me criticar e sim me apoiar , nessa causa que não é minha , sim de todos nós.
Olorum Bozifuo pela atenção de todos!

3 comentários:

  1. Não tenho nada contra religiosidade... tenho minha religião (e opiniões), sou espírita e com orgulho, respeito aqueles que seguem suas crenças... e acho digno que os respeitem também... concordo quando o mesmo recitar... que essa causa é de todos nós. realmente... cada um deveria se por no seu lugar, e respeita uns aos outros. Humilhante mais ainda, é saber que esses fatos andam acontecendo no país da copa do mundo...São tantas falhas á ser corrigidas, e ainda assim perdem tempo com coisas menos importantes... infelizmente, é a triste realidade, e não podemos admitir mais injustiça, como essas e outras.

    # Precisamos de saúde, educação, segurança. E um País da copa do mundo, feliz...

    ResponderExcluir
  2. Ainda é comum, no mundo atual, encontrar situações de intolerância às religiões, que se tratam de escolhas pessoais.
    A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer". É a religião que explica para o homem aquilo que a ciência ainda não pode explicar.
    A religião é uma escolha de cada um, pois cada "cabeça" decide em que vai acreditar e cultuar.
    Um problema enfrentado com relação à religião é a intolerância à escolha de cada um. A sociedade, de forma geral, não está habituada a lidar com diferenças de pensamento e atitude, causada por um pensamento antiquado e não adequado a realidade humana. Todos são diferentes, logo, o pensamento também difere. Por falta de compreensão do outro, algumas pessoas rotulam seus semelhantes pelo motivo de pertencer a uma determinada religião.
    Uma forma eficiente de melhorar o aspecto da intolerância é ceder espaço à todas as manifestações de cultura e por meio de campanhas de conscientização mostrar que todos podem conviver bem e em harmonia. Apesar de ser um trabalho que requere tempo, é a única forma de alterar o ponto de vista do indivíduo acerca da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir