quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DILAZENZE COMEMORA HOJE, 22 DE FEVEREIRO 26 ANOS DE HISTÓRIA!



Tudo começou em 1986 quando jovens astutos e marotos ligados ao terreiro de Matamba Tombenci Neto da saudosa mãe Roxa e hoje dirigido por mãe Ilza Mukalê disseram chegou a nossa vez de mostrar pra toda cidade de Ilhéus toda riqueza cultural e política herdados dos seus antepassados do Terreiro Matamba fundado em 1885. Depois de varias experiência de membros do Terreiro Matamba na fundação de outros grupos afros na cidade como o Legue de pá, Axé Odará e Mini – Congo, os irmãos Marinho Rodrigues e Vane Rodrigues tiveram a responsabilidade de convoca os outros irmãos e amigos para coloca suas ideias para no dia 22 de fevereiro de 1986 fundarem o grupo de preservação da cultura negra Dilazenze que nasceu no seio do Terreiro de Matamba Tombenci Neto no alto da Conquista, bairro com uma população majoritária mente de negros e negras sobre ás bênção de mãe Ilza Mukalê. O Dilazenze ao logo dos seus anos de existência se consolidou como um dos grupos afros mais respeitado na região sul da Bahia pelos seus trabalhos, sociais, culturais, educacional e políticos.
As comemorações do 26º aniversario do Dilazenze ocorrerão a partir das 18h, de sabado (25) com uma passeata saindo da sede do bloco percorrendo as principais ruas do bairro da Conquista, logo depois na sede do bloco será servido o tradicional amalá de Xango patrono do bloco afro para os convidados e socios do bloco.
Parabéns a toda familia Dilazenze por mais um ano de vida e resistencia, que Nzambi e os Nkissis continue abençoando a toda familia Dilazenze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário